Oque é um Algoritmo?

Conteúdo postado em: 21/01/2018

Oque é um Algoritmo?

Fala Pessoal blz? neste tutorial vamos conhecer um pouco sobre Algoritmos.

Oque é um algoritmo, nos proximos tutoriais vamos entrando afundo, com solução de problemas, resolução de dúvidas até entrarmos diretamente na construção de Algoritmos.

Neste artigo vamos focar no conceito e nas regras de um Algoritmo computacional ou não.

Conceituando Algoritmos, oque são e como usamos no nosso cotidiano normal.

A definição de Algoritmos segundo (Lopes; Garcia, 2002) diz:
"Um algoritmo consiste em uma sequência finita de passos (instruções) para solucionar um problema. Podemos ter vários algoritmos que resolvem um mesmo problema, desta forma um algoritmo não é a única solução de um problema.
Um algoritmo é um caminho para a solução de um problema, visto que podem existir diversos caminhos que conduzem a solução".

Exemplificando, um algoritmo é um numero de passos a serem tomados para que algo seja feito. Uma sequencia lógica que faça com que os objetivos sejam alcançados.

Utilizamos algoritmos todos os dias em nossas vidas e nem percebemos, desde a hora que levantamos, trabalhamos até a hora que vamos dormir, a própria rotina de trabalho e um algoritmo, já que temos hora para iniciar e terminar e no meio do percurso, seguimos uma série de regras, para que nosso trabalho seja concluido.

É importante sabermos que todo algoritmo deve ter um inicio, um conjunto de instruções e um fim (solução).

Vamos aplicar um exemplo prático, peguei um modo de preparo de um bolo de fórma aleatoria, onde temos 6 instruções:
 

  1. Bata as claras em neve e reserve
  2. Misture as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma massa homogênea
  3. Acrescente o leite e a farinha de trigo aos poucos, sem parar de bater
  4. Por último, adicione as claras em neve e o fermento
  5. Despeje a massa em uma forma grande de furo central untada e enfarinhada
  6. Asse em forno médio 180 °C, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos ou ao furar o bolo com um garfo, este saia limpo

Perceba que você tem um inicio, um fim e no meio disso voce tem as instruções a serem seguidas, lembrando que você tem varias formas de alcançar o mesmo objetivo, não precisa se limitar a esse algoritmo apresentado na sequencia exata, porem a passos que não pode ser pulados, por exemplo, voce não pode processar o passo 5 sem que os passos anteriores estejam prontos, mas você pode primeiro fazer o passo 2 e depois fazer o passo 1, que não irá afetar o resultado final.

Mas oque é uma instrução?
uma instrução é um trabalho a ser desempenhado, para que uma parte da solução seja alcançada, e uma sequencia de instruções formam um algoritmo e um conjunto de algoritmos formam um programa computacional desde que desenvolvido em uma linguagem reconhecida e interpretada por um computador, mas isso vamos falar nos próximos tópicos.

para contato envie um email para: blog@devnautas.com
Fábio Henrique Ludwig

Ofertas confira: